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segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

ABS - sistema de anti-bloqueio das rodas

Os sistemas de ABS são constituídos por alhuns componentes comuns a várias marcas de ABS. Os principais componentes são o sensor de medição de velçociade das rodas que nos automóveis mais antigos é normalmente do tipo indutivo. Nos automóveis mais recentes, é possível encontrar sensores do tipo indutivo ou efeito Hall.
O sensor de velocidade, envia para a unidade de comando electrónica (UCE) a velocidade das várias rodas. No caso de ser um sensor indutivo, este tem normalmente uma malha de isolamento ligada à massa do veículo, para evitar que interferências magnéticas exteriores alterem os valores do sinal. Esta malha está ligada a massa através da ficha do sensor uma através do próprio suporte do sensor.
No caso de ser um sensor de efeito Hall este é normalmente alimentado pela UCE e está normalmente colocado no rolamento da roda.
A UCE começa a vigiar o estado de rotação das rodas, a partir do momento em que o condutor carrega no pedal do travão. Quando o condutor carrega no travão a UCE permite que a pressão do circuito de travão aumente nas rodas ( Fase de aumemto de pressão).

Quando a UCE detecta que uma ou mais rodas está a rodar muito mais lentamente do que que decia, começa a regulação de pressão da roda. Depois de a UCE detectar que a roda gira mais lentamente, fecha a passagem de óleo para essa roda alimentando as electro-válvulas desse circuito que existem no grupo electro-hidráulico (Fase manutenção de pressão).


De seguida a UCE volta a analisar a rotação da roda, se a roda volta a rodar à velocidade normal, a UCE passa para a fase de Aumento de Pressão desligando a alimentação das electro-válvulas.
Caso a roda continue bloqueada, a UCE alimenta as electro-válvulas de forma a estas passarem para o estado de Redução de Pressão.

Nesta situação as electro-válvulas agora alimentadas, permitem a passagem do oléo desde as pinças até à electrobomba que suga o oléo das pinças e envia para o cilindro principal (bomba de travões). Durante este processo, a UCE verifica constantemente a velocidade de rotação da roda e assim que esta atinja a velocidade das outras rodas a UCE desliga a alimentação das electro-válvulas e da electrobomba passando novamente para a fase de Aumento de Pressão.

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