O controlo de tracção ASR besia o seu funcionamento nos componentes do sistema de ABS. Na realidade o sistema ASR é praticamente o mesmo que o ABS, mas com mais alguns componentes. Os componentes que foram acrescentados ao sistema de ABS, foram normalmente duas electro-válvulas com a capacidade de comunicar com a unidade de gestão do motor e ainda uma programação mais completa da UCE.
Quando a unidade de comendo detecta através do senal de sensores de velocidade das rodas que uma roda motriz está a girar mais rápido que a outra, comunica com a unidade de comando do motor para que esta diminua o binário do motor. A UCE do motor diminuí o binário do motor atrasando o ponto de ignição e alterando a composição da mistura nos carros a gasolina, nos Diesel atrasa o ponto de injecçaõ e diminui o débito de combustível.
Simultaneamente a UCE do ASR que é a mesma do ABS, através de uma elecrobomba e das electro-válvulas existentes no grupo electro-hidráulico, envia pressão de travagem para a roda que está a girar demasiado, para reduzir a sua velocidade de rotação. Este funcionamento do ASR só acontece quando se está a fazer um arranque logo sem qualquer intervenção no travão por parte do condutor. Se o condutor tocar no travão o ASR deixa de funcionar, passando a estar vigilante o ABS.
No esquema seguinte está representado o esquema hidráulico do ASR.
Sem comentários:
Enviar um comentário