Páginas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Honda recupera filosofia CRX com híbrido desportivo


A Honda escolheu o Salão Automóvel de Detroit para dar a conhecer a versão definitiva do seu desportivo híbrido, o CR-Z. Este coupé de quatro lugares, que recupera a filosofia do carismático CRX, ainda que adaptada aos novos tempos em que o ambiente é prioridade, terá versões diferenciadas para o mercado norte-americano e europeu.
O novo híbrido da marca japonesa possui um sistema de três modos de condução que permite ao condutor alterar as respostas do acelerador, da direcção assistida, a temporização das paragens automáticas do motor através do sistema Start&Stop, o controlo da climatização e a assistência do sistema IMA às exigências do condutor. A motorização híbrida é composta por um motor de 1,5 litros a gasolina, auxiliado por um eléctrico de 14 cv, para uma potência total de 124 cavalos e 174 Nm de binário máximo.
Associado a uma caixa manual de seis velocidades, inédito num híbrido de produção em massa, a marca japonesa anuncia para o CR-Z emissões de CO2 na ordem dos 117 g/km em ciclo misto, assim como um consumo médio de apenas 5,0 l/100 km.
Esteticamente, o design do CR-Z baseia-se no conceito "one-motion wedge” (um movimento em cunha), com um capot de linha rebaixada e uma posição larga, dando ao automóvel uma aparência confiante e atlética, que nos remete para as formas do carismático CRX, em especial, no amplo vidro da porta da bagageira, de duplo nível, e a linha aerodinâmica do tejadilho, rasa e inclinada.
A versão europeia do CR-Z, uma vez que existirão versões diferenciadas para Europa/Japão e EUA, estará equipada com luzes diurnas por LED.
O interior da versão definitiva foi desenvolvido a partir do concept exposto no Salão de Tóquio, em 2007, com um painel de instrumentos focado no condutor e mostradores em 3D. O painel de instrumentos em dois níveis, com uma zona superior escura que parece flutuar por cima da secção inferior cinzenta clara, que se prolonga para o centro dos painéis dos forros das portas.
A versão europeia do Honda CR-Z será dada a conhecer no próximo mês de Março, no Salão de Genebra.



Sem comentários:

Enviar um comentário