Páginas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Sistema De Refrigeração por Ar

O sistema de refrigeração por ar é largamente utilizado na refrigeração demotores de aviação do tipo estrela.
Em motores automóveis é pouco utilizado, ainda que exista uma certa tendência em empregá-lo por parte de alguns construtores. O motivo desta tendência é a possibilidade de se elevar consideravelmente a segurança de funcionamento dos motores, ao mesmo tempo que se dimunui a necessidade de uma conservação cuidadosa do sistema de refrigeração, já que nos motores arrefecidos por água, quase 20% das avarias do motor são atribuídas a defeitos do sistema de refrigeração.
A refrigeração por ar consiste em criar uma corrente de ar, mediante um potente ventilador, que é recolhida e canalizada por uma espécie de blindagem envolvente para os orgãos a refrigerar, principalmente para a parte superior dos cilindros, a culassa e colector de escape, que são as partes que estão sujeitas a maiores temperaturas.
A peça fundamental de um sistema de refrigeração por ar é o ventilador. Este pode ser de palhetas, que produz uma corrente de ar paralela ao eixo de rotacção (axial) ou ventiladores centrífugos, formados por uma coroa de palhetas, nos quais o ar entra pelo centro e é impulsionado para a periferia, donde é recolhido por umka carcaça envolvente e dirigido pelas canalizações ou blindagens para os pontos a refrigerar.
O accionamento do ventilador  pode fazer-se por acopolamento directo do mesmo extremo da cambota ou por transmissão de correias e poleas.
Nos sistemas de refrigeração por ar é necessária  uma boa transmissão do calor das peças à corrente de ar de refrigeração Para que isto se consiga, os cilindors e culassa constroem-se separademente, com as partes exteriores formando uma séria de alhetas para aumentar a superfície de contcto com a corrente de ar.
Como já foi dito, a maior vantagem da refrigeração por ar é sensibilidade do sistema, que reduz o risco de avarias. As desvantagens que se lhe atribuem são a falta de regulação da temperatura de funcionamento do motor e maior ruído deste devido ao zumbido do ventilador e á ausência de camisas de água, que de certo modo fazem de amortecedores ao ruído das explosões.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

BMW: motor diesel triturbo em Setembro



Depois dos biturbos, os… triturbos! A BMW poderá apresentar um inédito motor diesel triturbo de 3 litros em Setembro, durante a próxima edição do Salão Automóvel de Frankfurt, segundo avança a imprensa alemã. O novo motor deverá estar equipado com 3 turbocompressores sequenciais: o resultado será 354 cv de potência e um binário máximo na ordem dos 700 Nm.

Os primeiros «eleitos» a receber este motor deverão ser o BMW X5 e X6, com a designação "45d xDrive". No entanto, é também de esperar a sua inclusão nas gamas Série 7 e Série 5, associado a uma caixa automática de oito velocidades, assim como a todos os dispositivos incluídos no pacote ecológico «Efficient Dynamics».
A ideia de um triturbo diesel não é nova. Há alguns anos atrás, a Mercedes chegou a apresentar o protótipo de um SLK 320 CDI Triturbo (galeria de fotos), na altura com 286 cavalos e 628 Nm de binário máximo, um projecto entretanto rejeitado devido aos custos demasiado elevados.


sábado, 16 de janeiro de 2010

BMW anuncia performances do novo M5


A marca alemã levantou o véu sobre o novo M5. A nova geração do desportivo de «quatro portas» da BMW, previsto para a Primavera de 2011, estará equipado com um motor V8 de 4,4 litros Biturbo de 578 cavalos de potência, em substituição do actual V10 de 5 litros com 507 cavalos.

Mercê do substancial aumento de potência (e de eficiência, pois a redução do consumo está estimada em 30%), a berlina desportiva da marca alemã será 0,3 segundos mais rápida na tradicional aceleração dos 0 aos 100 km/h, que cumprirá em apenas 4,4 segundos.
A velocidade máxima, como é normal na marca, estará limitada electronicamente a 250 km/h mas, sem este espartilho, o futuro M5 será capaz de superar os 300 km/h.
Para além de ter confirmado as performances do novo desportivo, a marca alemã revelou que não irá produzir a variante carrinha (M5 Touring), como resultado da pouca receptividade do modelo na actual geração.



Novo Opel Astra chega este fim-de-semana


Um dos modelos mais esperados do ano chega este fim-de-semana a Portugal. O novo Opel Astra chega ao mercado com a ambição de assumir a liderarança do segmento dos familiares compactos. Para isso, será proposto com uma ampla oferta de motorizações a gasolina e diesel e preços que arrancam nos 20.500 euros.

A nova geração Astra apresenta-se com uma gama composta por dois níveis de equipamento – Enjoy e Cosmo – conjugados com cinco motores. Todos cumprem a norma de emissões Euro 5, oferecendo mais potência e menores consumos. No conjunto, os motores do novo Astra revelam, em média, uma redução de 12 por cento no consumo de combustível e das emissões de CO2 face à anterior geração.
Na entrada da gama situa-se o 1.4, agora com 100 cv de potência. A oferta a gasolina completa-se com o novo 1.4 Turbo (140 cv) e o 1.6 Turbo (180 cv). Nas opções turbodiesel e enquanto não chega o popular 1.3 CDTi de 95cv, o destaque vai para o 1.7 CDTI de nova geração cuja potência sobe para 125 cv de potência por comparação com os 110 cv do modelo anterior. A Opel propõe ainda o 2.0 CDTI de 160 cv no topo da linha a gasóleo. Os motores turbodiesel estão equipados de série com sistemas de escape com filtro de partículas DPF sem manutenção.
Para assinalar a chegada do novo Astra a Portugal, a marca alemã implementou um programa especial que prevê a inclusão de mais equipamento nas mil unidades de lançamento, que é adicionado à lista de série sem qualquer acréscimo no preço. Dispositivos como sistema de navegação, portal bluetooth de telemóvel, faróis de nevoeiro, jantes de liga leve de 17 ou 18 polegadas, ou sistema de faróis AFL+, serão agrupados consoante as versões seleccionadas pelos clientes, Enjoy ou Cosmo.
O lançamento do modelo será acompanhado de um fim-de-semana de portas abertas. Toda a rede de Distribuidores da Opel em Portugal, num total de 98 pontos de venda pertencentes a 36 concessões, vai manter as portas abertas durante todo o fim-desemana para receber os visitantes que quiserem conhecer de perto o novo Astra.
«Queremos que este fim-de-semana seja, de facto, um grande espelho da nossa filosofia: a democratização da tecnologia», explica Guillermo Sarmiento, Director-Geral da GM Portugal. «Toda a nossa rede está preparada para revelar e dar a conhecer o novo Astra com o devido destaque. Se tomarmos como exemplo o Insígnia, que há um ano levou mais de oito mil pessoas aos distribuidores no fim-de-semana de lançamento, estimamos que o Astra suscite ainda mais interesse, pela nova tecnologia que possui e pela competitividade da oferta de uma gama alargada.»
Para o final do ano, a nova gama Astra será reforçada com o lançamento da Astra Sports Tourer, que deixa «cair» a anterior designação Caravan e do novo Astra GTC.

Preços de lançamento do novo Astra:
Astra 1.4 Enjoy 100 cv - 20.500 euros
Astra 1.4 Cosmo 100 cv - 22.100 euros
Astra 1.4 Turbo Cosmo 140 cv - 24.200 euros
Astra 1.6 Turbo Cosmo 180 cv - 25.700 euros
Astra 1.7 CDTI DPF Enjoy 125 cv - 25.000 euros
Astra 1.7 CDTI DPF Cosmo 125 cv - 26.600 euros
Astra 2.0 CDTI DPF Cosmo 160 cv - 31.700 euros





sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

GT3 R, a nova «bomba» da Porsche


Mais uma «bomba» da Porsche para as pistas. A marca alemã apresentou no Salão Internacional do Desporto Automóvel, que está a decorrer em Birmingham, no Reino Unido, o novo 911 GT3 R.

O novo «bólide» foi desenvolvido para as pistas com base nos regulamentos FIA GT3, tendo por base o 911 GT3 Cup (ver notícias relacionadas), apresentado na última edição do Salão Automóvel de Frankfurt. Pesando apenas 1200 kg, conta um motor boxer de seis cilindros de 4,0 litros de cilindrada com 480 cavalos de potência, acoplado a uma caixa sequencial de seis velocidades.
Apesar da sua vocação para a pista, o GT3 R conta com tecnologias como o sistema de travagem ABS, controlo de tracção e um sistema electrónico de aceleração a pensar nos pilotos menos experientes. Conta também com grupos ópticos traseiros dotados da popular tecnologia LED, difusor traseiro e um deflector, também traseiro, ajustável.
«Desde que anunciámos a intenção de lançar o 911 GT3 R, a procura tem sido surpreendente», afirma Uwe Brettel, Chefe de Vendas da Porsche Motorsport, que adianta ainda que «o número de unidades planeadas para 2010 está praticamente esgotado». Para os mais curiosos, refira-se que o preço, antes de impostos é de 280 mil euros... As primeiras entregas estão agendadas para a Primavera.




Revenge Verde estreia-se em Detroit



A Revenge acaba de apresentar, no Salão Automóvel de Detroit, o seu mais recente automóvel, o Verde, um desportivo que contará com três possibilidades de motorização.

O novo modelo do construtor norte-americano, de carroçaria formada por alumínio e fibra de carbono, partilha algumas semelhanças estéticas no seu exterior com o Ford GT.
Quanto às características do Verde, este deverá pesar cerca de 1.600kg e será dotado de três possíveis motorizações, que dependerão da escolha do comprador: um motor V8 da Ford Racing com 605 cv, um motor LS9 turbocomprimido proveniente da General Motors (GM) de 638 cv ou um propulsor híbrido Hp2g, com um motor V8 de 400 cv movido a etanol E85, que deverá consumir 2.35/100km.
O desportivo deverá demorar entre três e cinco segundos a percorrer os 0 aos 100km/h, questão que dependerá do tipo de motorização escolhida para o automóvel.
A Revenge avançou, ainda, que o Verde deverá atingir como velocidade máxima valores acima dos 320km/h, sendo possível aumentá-la ainda mais, através da adição de uma caixa de velocidades optimizada, podendo desta forma o veículo atingir os 386km/h.
As primeiras unidades do Verde, que deverá custar cerca de 130 mil euros, deverão ser entregues já no final de 2010.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Ford lança nova série especial Focus



Ao mesmo tempo que apresenta a nova geração Focus no Salão Automóvel de Detroit (ver noticias relacionadas), a Ford acaba de lançar no mercado nacional uma nova série especial do Focus.
Denominada Titanium LED, esta série especial destaca-se pelo generoso equipamento de série, que inclui ar condicionado electrónico automático bi-zona, estofos em pele/New York, sistema áudio Sony CD/MP3, cruise control, faróis de acendimento automático e sensores de chuva, faróis direccionais e tecnologia LED nas luzes traseiras, vidros escurecidos e jantes de liga leve de 17 polegadas, integrando sistema de aviso de deflação dos pneus.
Destaque-se ainda para o botão de arranque Ford Power, associado ao sistema de abertura de portas Ford KeyFree, que não obriga ao manuseamento da chave para operar e/ou aceder ao veículo. Adicionalmente, inclui ainda o Controlo Electrónico de Estabilidade (ESP), tomada de ligação de equipamentos áudio via ficha USB, e o sistema de abastecimento de combustível Ford Easyfuel, uma solução que evita erros no abastecimento de combustível.
O Focus Titanium LED conta com o conhecido motor Duratorq 1.6 TDCi (de 90 ou 109 cv), com emissões de CO2 de 115g/km.
Disponível nas variantes berlina ou station wagon, os preços oscilam entre os 22.625 e os 24.600 euros.


Escultura antecipa novo Mercedes CLS




A grande «estrela» da Mercedes no Salão Automóvel de Detroit, que decorre até dia 24 de Janeiro, é uma escultura coberta por um manto metálico, que fornece uma antevisão dos traços do futuro «coupé de quatro portas» da marca alemã, o CLS.
Esta escultura, denominada «Rising Car Sculpture» e inspirada nas «forças da natureza», pretende revelar as linhas dos futuros modelos da marca alemã para os próximos anos, em especial, a nova geração do CLS.
“Trata-se de uma ideia abstracta de como a marca entende o estilo diferenciador. Foi concebida para suscitar curiosidade para os modelos que aí vêm”, revelou Dieter Zetsche, responsável pela Mercedes.
Em relação à escultura, as suas formas deixam perceber que o novo CLS terá uma secção dianteira inspirada no desportivo SLS AMG apresentado em Setembro, durante o Salão Automóvel de Frankfurt, na Alemanha. A zona lateral, por seu turno, destaca-se pelos guarda-lamas proeminentes que conferem um visual musculado, enquanto o tejadilho apresenta uma curvatura contínua em direcção ao extremo da bagageira.
O novo CLS irá ver a «luz do dia» em Setembro, no decorrer do Salão Automóvel de Paris, e tem lançamento confirmado para o início de 2011.





Fiat mostra 500 eléctrico


No expositor da Chrysler, em Detroit, encontra-se um protótipo de um Fiat 500 eléctrico, chamado BEV (battery electric vehicle).
As informações acerca da nova versão são escassas, sabendo-se apenas que integra um sistema eléctrico que a Chrysler tem vindo a desenvolver nos últimos três anos.
A Fiat e a Chrysler sublinharam que o 500 BEV é apenas um protótipo, destinado a explorar a integração de sistemas eléctricos, em veículos compactos.




Honda recupera filosofia CRX com híbrido desportivo


A Honda escolheu o Salão Automóvel de Detroit para dar a conhecer a versão definitiva do seu desportivo híbrido, o CR-Z. Este coupé de quatro lugares, que recupera a filosofia do carismático CRX, ainda que adaptada aos novos tempos em que o ambiente é prioridade, terá versões diferenciadas para o mercado norte-americano e europeu.
O novo híbrido da marca japonesa possui um sistema de três modos de condução que permite ao condutor alterar as respostas do acelerador, da direcção assistida, a temporização das paragens automáticas do motor através do sistema Start&Stop, o controlo da climatização e a assistência do sistema IMA às exigências do condutor. A motorização híbrida é composta por um motor de 1,5 litros a gasolina, auxiliado por um eléctrico de 14 cv, para uma potência total de 124 cavalos e 174 Nm de binário máximo.
Associado a uma caixa manual de seis velocidades, inédito num híbrido de produção em massa, a marca japonesa anuncia para o CR-Z emissões de CO2 na ordem dos 117 g/km em ciclo misto, assim como um consumo médio de apenas 5,0 l/100 km.
Esteticamente, o design do CR-Z baseia-se no conceito "one-motion wedge” (um movimento em cunha), com um capot de linha rebaixada e uma posição larga, dando ao automóvel uma aparência confiante e atlética, que nos remete para as formas do carismático CRX, em especial, no amplo vidro da porta da bagageira, de duplo nível, e a linha aerodinâmica do tejadilho, rasa e inclinada.
A versão europeia do CR-Z, uma vez que existirão versões diferenciadas para Europa/Japão e EUA, estará equipada com luzes diurnas por LED.
O interior da versão definitiva foi desenvolvido a partir do concept exposto no Salão de Tóquio, em 2007, com um painel de instrumentos focado no condutor e mostradores em 3D. O painel de instrumentos em dois níveis, com uma zona superior escura que parece flutuar por cima da secção inferior cinzenta clara, que se prolonga para o centro dos painéis dos forros das portas.
A versão europeia do Honda CR-Z será dada a conhecer no próximo mês de Março, no Salão de Genebra.



Ford apresenta novo Focus


A Ford apresentou, hoje, no Salão de Detroit, a próxima geração do Focus, nas variantes de quatro e cinco portas. Um modelo que apresenta a particularidade de encabeçar a nova geração global de automóveis do segmento C, todos baseados numa plataforma comum, que servirá de base de cerca de 10 veículos em todo o mundo. O Focus, em particular, será praticamente idêntico em todos os mercados, sendo 80% das suas peças iguais em todo o mundo.
A oferta de motores do Focus incluirá opções EcoBoost de quatro cilindros, turbocomprimidos e com injecção directa, incluindo um 1.6 de 180 cavalos na Europa, bem como, os Diesel Duratorq TDCi, todos eles com reduções de consumos na ordem dos 10 a 20%, face às versões anteriores.
A nova gama começará a ser produzida simultaneamente na Europa e na América do Norte no final de 2010, estando a sua comercialização prevista para o início de 2011. Em seguida, dar-se-á início à produção na Ásia, em África e na América do Sul. A marca da oval azul confirmou, também, a sua intenção de construir um veículo totalmente eléctrico, em 2011, na sua fábrica norte-americana de Michigan.








segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Volkswagen apresenta coupé híbrido



A Volkswagen apresentou, hoje, no Salão Automóvel de Detroit, o New Compact Coupe. Trata-se do protótipo de um elegante coupé híbrido da marca alemã, que poderá servir como antevisão das linhas do futuro Golf e Jetta.
Este protótipo, que poderá dar origem a um futuro coupé do Golf/Jetta, mede 4,54 metros de comprimento, 1,78 metros de largura, 1,41 metros de altura e 2,65 metros de distância entre-eixos, e está dotado de um sistema híbrido que combina um motor 1.4 TSi a gasolina com 150 cavalos e um propulsor eléctrico de 27 cavalos. As baterias são de iões de lítio e a transmissão utilizada é uma DSG de dupla embraiagem com sete mudanças.
A marca alemã anuncia um consumo médio de 4,2 l/100 km e emissões de CO2 de apenas 98 g/km. No que diz respeito a performances, o New Compact Coupe necessita de 8,6 segundos para cumprir o exercício dos 0 aos 100 km/h e alcança uma velocidade máxima de 227 km/h.
A marca alemã afirma que não tem planos para produzir o New Compact Coupe.


Cadillac CTS-V Coupé com motor Corvette



A Cadillac mostrou as primeiras imagens do CTS-V Coupé, a variante mais aguerrida do novo coupé compacto da marca norte-americana que vai ser apresentada no Salão de Detroit, evento que decorre de 11 a 24 de Janeiro. O desportivo de duas portas, que tem capacidade para transportar até quatro pessoas, está equipado com o mesmo motor LS9 do Chevrolet Corvette ZR1, um 6.2 V8, que, depois dos ajustes da Cadillac, ficou limitado a 556 cv, em vez dos 638 cv que possuia no Corvette ZR1.
Apesar de já ter adiantado a maioria das informações do modelo, a General Motors não divulgou ainda a velocidade máxima nem o peso da nova versão Coupé do CTS-V, sabendo-se, no entanto, que a sua aceleração dos 0 aos 100km/h ocorre em apenas 3,9 segundos.
O modelo, cuja data de lançamento ainda não foi revelada, vai estar disponível com caixa manual ou automática, ambas com seis velocidades e, possivelmente, com um motor turbodiesel de 2,9 litros com 250 cavalos.




sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Subaru lança nova edição especial do Impreza WRX STi


A pensar nos clientes mais exigentes, a Subaru acaba de apresentar uma nova edição especial e limitada do Impreza, denominada WRX STi R205, por enquanto, exclusiva para o mercado japonês.

Esta edição especial está equipada com o motor boxer de 2 litros (na Europa o WRX STi recorre a um bloco de 2,5 litros), que graças a uma série de modificações ao nível da centralina e do turbo, viu a potência chegar aos 320 cavalos às 6400 rpm. Acoplado a este motor está uma caixa manual de seis velocidades.
As alterações estendem-se ao sistema de travagem, reforçado com um kit Brembo de seis pistões no eixo dianteiro e quatro pistões no eixo traseiro. Tudo isto acompanhado de umas suspenões e barra estabilizadora dianteira com novo ajuste.
Em termos estéticos, esta edição distingue-se pela nova grelha frontal e os novos spoiler dianteiro e traseiro. As jantes de 18 polegadas de desenho específico completam o conjunto, enquanto no interior podemos concontrar uma placa numerada desta edição, da qual apenas serão produzidos 400 exemplares.




Chevrolet leva Aveo RS a Detroit


A Chevrolet anunciou que terá no Salão de Detroit (11-24 de Janeiro) um «show car», chamado Aveo RS.
A nova proposta destina-se a captar a atenção do público mais jovem ao mesmo tempo que fornece uma antevisão de como será a sua próxima geração. Mais comprido e largo do que o modelo de produção actual, o Aveo RS mostra vários elementos de design mais radicais e várias hipóteses de personalização, potencialmente disponíveis na próxima geração.
O motor do Aveo RS é um 1.4 Ecotec sobrealimentado de 138 cv de potência, o qual surge associado a uma caixa manual de seis velocidades. Para este motor, os designers da marca criaram uma cobertura especial de cor cinzenta, com inserções de alumínio.
O modelo de produção destinado ao mercado norte-americano será fabricado na unidade de Orion (Michigan).




Peugeot apresenta SR1


Por ocasião do anúncio dos seus objectivos para os próximos cinco anos, a Peugeot revelou o protótipo SR1.

Apresentado como um «Roadster Grande Turismo», beneficia da nova linguagem de design a ser adoptada no futuro pela marca, que inclui o logótipo do leão redesenhado.
O SR1 Integra a tecnologia Hybrid4 (que será aplicada em série no 3008 a partir de 2010) e conta com o motor dianteiro a gasolina 1.6 THP de 218 cv, associado a um bloco eléctrico de 70 kW (95cv). Quando ambos os motores funcionam em simultâneo, o SR1 oferece uma potência máxima de 313 cv. Em ciclo misto, o seu consumo não excede os 4,9l/100km e os 119g/km de CO2.
A estreia do Peugeot SR1 está marcada para Março, no Salão Automóvel de Genebra.