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quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Funcionamento de motor a 4 tempos



Neste post vou explicar como funciona um motor de 4 tempos. Considerando o uso de apenas duas válvulas que são comandadas pelos ressaltos de árvore de cames, uma designada por válvula de admissão , que permite a introdução no cilindro de uma mistura gasosa composta por ar e combustível e outra designada como válvula de escape, que permite a expulsão para a atmosfera dos gases queimados.
O ciclo de funcionamento de um motor de combustão a 4 tempos é o seguinte:
  • Admissão - Com o pistão no PMS (ponto morto superior) a válvula de admissão abre, enquanto se mantém fechada a válvula de escape. A dosagem da mistura gasosa é regulada pelo sistema de alimentação, que pode ser um carburador ou injecção electrónica, em que se substitui o comando mecânico destes sistemas por um electrónico e conseguindo-se assim melhores prestações, principalmente quando solicitadas respostas rápidas do motor. O pistão é impulsionado para baixo pela cambota, e assim move-se até ao PMI (ponto morto inferior).
  • Compressão - Fecha-se nesta altura a válvula de admissão, ficando o cilindro cheio com a mistura gasosa (ar + combustível), que é agora comprimida pelo pistão, impulsionado no seu sentido ascendente em direcção à cabeça do motor pela cambota até atingir de novo o PMS. Na animação observa-se que durante este movimento as duas válvulas se encontram fechadas.
  • Explosão - Quando o pistão atingiu o PMS, a mistura gasosa que se encontra comprimida no espaço existente entre a face superior do pistão e a cabeça do motor, denominado câmara de combustão, é inflamada devido a uma faísca produzida pela vela e explode. O aumento de pressão devido ao movimento de expansão destes gases empurra o pistão até ao PMI, impulsionando desta maneira a cambota e produzindo a força rotativa necessária ao movimento do eixo do motor que será posteriormente transmitido às rodas motrizes.
  • Escape - O cilindro encontra-se agora cheio de gases queimados. É nesta altura, em que o pistão impulsionado pela cambota retoma o seu movimento ascendente, que a válvula de escape abre, permitindo a expulsão para a atmosfera dos gases impelidos pelo pistão no seu movimento até ao PMS, altura em que se fecha a válvula de escape.



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