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quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Motores Gasolina e Diesel



Desde a sua invenção no século XIX, os motores de combustão internatem evluído continuamente, mas os principios basicos têm-se mantido:
  • O volume varrido é criado por um pistão a evoluir dentro de um cilindro;

  • O movimento do pistão é controlado por um sistema biela-manivela;

  • A energia fornecida ao motor por meio de um combustível líquido ou gasoso;

  • O motor fornece energia ao exterior através de um veio que roda.

Existe algumas excepções à lista enunciada, tais como os motores rotativos (sem cilindros, nem pistões circulares alternativos) e os motores de êmbolos (ou pistões) livres que não produzem potência pela rotação do veio (aproveitam a entalpia dos gases de escape para fazer rodar uma turbina). A descrição dos motores é aqui efectuada incide sobre os motores convencionais, incluindo pequenos e grandes, rápidos e lentos, queimando gasolina, gasóleo ou outro tipo de combustível.

Um motor de combustão interna deve possuir uma estrutura suficientemente rígida para suportar as elevadas pressões e velocidades a que poderá estar sujeito. Esta estrutura é constituida por três partes:

  • cabeça do motor ou culassa, que se encontra numa extremidade (topo);

  • bloco do motor ou dos cilindros, geralmente a parte estrutural do motor;

  • cárter, que constitui a parte inferior do motor.

Estes motores podem apresentar um só cilindro (monocilíndrico) ou vários, denominando-se multicilíndricos. Neste caso os cilindros podem agrupar-se de variadas maneiras, havendo vantagens/desvantagens para cada situação.




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